MARKETING OLFATIVO

Os aromas são as chaves do nosso sistema límbico, de onde vem e se processam as emoções que interferem diretamente no comportamento, seja no trabalho, seja nos relacionamentos, seja nas compras ou no lazer.

  • 3% do nosso genoma, cerca de 1000 genes, estão relacionados à nossa memória olfativa. Esta descoberta valeu um prêmio Nobel em 2004;
  • a memória olfativa retém a lembrança de mais de 10 mil aromas diferentes, enquanto a memória visual só se lembra de 200 cores;
  • O nosso cérebro precisa apenas de alguns centésimos de segundo para identificar uma infinidade de substâncias no ar.

. E o melhor, Está provado e comprovado que o uso de aromas adequados nos pontos de venda aumentam em 15,9% o tempo de permanência do cliente no estabelecimento; aumenta em 16% a probabilidade de compra e gera um crescimento de vendas de no mínimo 6%, chegando a 20% no mercado internacional e a incríveis 40% no mercado brasileiro.

Vejam estes cases de Marketing

Na época do Lançamento do Lancer Evo X, a Mitsubishi aplicou a fragrância de carro novo nos anúncios de jornais para o lançamento do veículo.

Em apenas 15 dias os estoques estavam esgotados e ainda aumentou em 16% a venda de outros modelos.

Em 2009, a Samsung desenvolveu uma fragrância exclusiva de melão e borrifou nas suas lojas-conceito. Em comparação com as lojas convencionais, os clientes gastaram até 30% mais tempo interagindo com os eletrônicos. E compraram mais!